segunda-feira, 30 de julho de 2007

Dunas e Paleo-dunas



Mais uma pergunta interessante: qual a diferença de uma Duna para uma Paleo-duna????


Segundo a wikipédia, "Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slack. Ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areira e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas.".

Para a atividade de arqueologia, consideraremos dumas, meramente, dentro do que foi acima descrito, com as dunas de cor "branca".

Quanto mais clara, mais "jovem" é a duna. Quanto mais escura - tom avermelhado - mais antiga é a duna. A coloração avermelhada daquelas que chamamos de paleo-dunas deve-se à sua natureza ferruginosa. A grande quantidade de ferro existente nestas dunas lhe dá grande estabilidade e sustentação, de modo que é, aqui no Rio Grande do Norte, ideal para a construção de edificações.

O problema das edificações está relacionado ao fato de que estas dunas, antigas, possivelmente eram locais de trânsito, morada ou acampamento de indígenas pré-históricos, "coisa" da idade da pedra lascada. Como a base ferruginosa dá, em áreas de dunas, uma boa sustentação à edificações, elas se tornam alvo de construtoras. Toda e qualquer construção feita em regiões de dunas e paleo-dunas precisa passar por uma avaliação que diga se existe algum perigo ambiental e arqueológico, pois além de um local natural de habitação de fauna e flora, as paleo-dunas também são, frequentemente, depositários naturais de fragmentos da pré-história humana.

Observem, pois, estas construções, pois todo e qualquer empreendimento em área de possível habitação humana deve passar por um processo de diagnóstico arqueológico, e isto significa emprego e grande possibilidade de achados interessantes.

IMAGEM: Regiões de Dunas do município de Rio do Fogo
FONTE (wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Duna

Nenhum comentário: