segunda-feira, 30 de julho de 2007

A Cara de um Sítio Arqueológico

Saudações, senhoras e senhores.

Muitos devem estar se perguntando: "Oh... Como é que se parece um sítio arqueológico?".

Bem... a resposta é muito simples: um sítio arqueológico não tem uma cara "definida", pelo menos não em termos absolutos.

Antes de pensar na aparência do sítio, o arqueólogo tem que saber, antes, o que ele espera encontrar.

Pergunte-se: seria sensato um arqueólogo procurar uma pirâmide egipcia no Hawai ou uma ruína asteca na Austrália??? Provavelmente a resposta seria um belo e sonoro "não".

Antes de ir a campo um arqueólogo deve saber, antes, o que procurar. Um conhecimento prévio das culturas (animais e vegetais) que habitavam a região no passado fornecem uma ótima ferramenta ao arqueólogo. Os egipcios viviam nas regiões ao redor do rio Nilo, isto é um fato. Os astecas viviam na região central da américa, e isto é outro fato. Quem deseja encontrar algo sobre os egipcios terá mais chances se for ao egito, nas regiões ao redor do Nilo. Quem deseja encontra algo sobre os astecas deverá pesquisar na américa central, local onde haverá maior probabilidade de se deparar com achados do tipo.

A história da ocupação humana das américas diz que, muito provavelmente, os homens pré-históricos tiveram uma grande atividade nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que o Rio Grande do Norte possui, em sua geografia, inúmeros fatores que favoreciam uma estada mais prolongada destes homens antigos. Conhecer os habitos destes povos significa saber onde há maiores probabilidades de encontrar indícios de sua presença. Daí basta apenas procurar, com olhos atentos e muito cuidado.

Aqui, no Rio Grande do Norte, um dos locais onde podem ser encontrados indícios da ação humana arcaica é, certamente, as paleo-dunas.

A imagem de hoje é uma duna-vegetada. Aos olhos leigos ela parece ser uma como muitas, mas para olhos bem treinados, que sabem o que procurar e onde procurar, ela fornece informações preciosas. Que informações são estas???

Vamos pensar um pouco...

Enquanto resolvemos os enigmas desta imagem, a comunidade orkutiana estará aberta a discussões.

A imagem de amanhã mostrará uma imagem de uma páleo-duna e muitas outras informações.

Fiquem atentos aos comentários e até breve!!!

Nenhum comentário: