domingo, 9 de setembro de 2007

Num passado não tão distante...

Saudações a todos.

Hoje faz exatamente uma semana que a equipe arqueológica da SONARQ, juntamente com alguns alunos do curso de Graduação em História, pela UFRN, fizeram uma inspeção arqueológica para o IDEMA.

Sábado e domingo passados, dia 01 e 02 deste mês, três membros diretores da SONARQ - o Presidente, Professor Dr. Walner Barros Spencer, historiador, arqueólogo e antropólogo; o Secretário, Henrique R. de Oliviera Jr. e o Tesoureiro, Rodrigo Cavalcante, ambos ambientalistas e graduandos em História - conduziram cerca de vinte alunos da disciplina de Arqueologia 2007.2 em sua primeira (e provavelmente única) atividade arqueológica acadêmica prática durante o curso. Sete alunos compareceram no primeiro dia, enquanto que, no dia seguinte, outros dez compareceram. Desta maneira, todos tiveram uma boa dose da atenção do professor que lhes leciona Arqueologia e que lhes lecionara Pré-história.

Durante estes dois dias, parte da equipe reuniu-se na balsa que atravessa o Rio Potengi, enquanto que outra parte já aguardava do outro lado do rio. Das 08:00hs até as 16:00hs, estudaram a área determinada, fazendo anotações e ouvindo, do professor, as explicações históricas que envolvem e permeiam aquele local.

Os alunos aprenderam, de modo prático, como se conduzir durante uma atividade arqueológica profissional. Os cuidados a serem tomados durante a inspeção, bem como o que deve ser observado e como deve ser observado, além de dicas de segurança. Várias foram as informações transmitidas aos alunos, e o dia transcorreu, tanto no sábado quanto no domingo, maravilhosamente bem.

Foi este, sem dúvida, um fim de semana memorável para todos, tanto membros da SONARQ quanto alunos universitários pois, de fato, esta foi uma das raras oportunidades de se aliar o conhecimento teórico ao conhecimento prático.

A título de exclarecimento, o IDEMA forneceu tanto a condução (de parte dos integrantes), quanto duas refeições diárias (lanche e almoço), bem como água mineral (e refrigerante), para todos os integrantes da equipe, durante os dois dias de inspeção.

Esperamos, enquanto defensores da cultura, da história, do patrimônio e do meio-ambiente, que iniciativas e oportunidades como estas voltem a se repetir, para o bem não somente dos alunos, mas de toda a população Norte-Rio-Grandense.